Capítulo 1 - Sobre o projeto
1.1 - O Tema
As séries nada mais são que uma espécie de tema teatral ou animado, várias vezes gravado, dirigido por um estúdio de televisão, e que se repete várias vezes, sempre mudando o tema da parcela (episódio), mas nunca muda a alegoria e muito menos os temas centrais e principais; assim sendo, uma série é algo que se repete, “mudando o exterior e mantendo a essência”. Daí o nome série (sequência; o que tem sucessão).
Os seriados são histórias que agradam cada um de um modo diferente (às vezes até não agradando).
Os seriados televisivos já são algo que pertence ao nosso dia a dia, trazendo-nos diversão, entretenimento, cultura e, quem sabe, até aprendizados, todos os dias.
1.2 - Justificativa da escolha
A escolha do tema, apesar de ser somente de cunho inicial e decisivo para o resto do trabalho, foi uma das partes mais difíceis de tratar no trabalho inteiro. Além de exigir um esforço conjunto de todas as partes do grupo, requeria originalidade, certa objetividade e também tinha que interessar ao grupo todo, pois quem faz o que quer, faz bem feito.
Então foi proposto o tema decisivo e final: Séries televisivas (o que poderá ser mencionado durante o trabalho por apenas Seriados ou Séries).
Escolhemos este tema porque é uma forma prazerosa e diferente de se entreter. Os seriados trazem costumes e modos de outros lugares para cá, mesmo que disfarçadamente, juntos com o que o telespectador quer assistir no momento.
1.3 - Objetivos da pesquisa
1.3.1 - Objetivos gerais
Conhecer as opções de entretenimento dos habitantes de Bauru e alunos do CTI/UNESP, tal como disponibilidade de tempo e dinheiro para se dedicar às séries, opções de seriados, horários, público, influências na população, métodos de marketing, meios de comunicação aplicados, grau de fixação e comparar todas as informações que comunicam-se entre si, criando a ponte para a conclusão e as definições englobadas dentro do tema.
1.3.2 - Objetivos específicos
PARA A VISUALIZAÇÃO DO QUESTIONÁRIO, CONSULTE O CAPÍTULO 3.
· Determinar a idade dos telespectadores.
· Determinar a quantidade de seriados à que a pessoa se dedica.
· Determinar a frequência (em tempo) de dedicação aos seriados.
· Averiguar o porquê de se dedicar aos seriados.
· Calcular o grau de fixação de um telespectador em um determinado seriado.
· Determinar os gostos por estilos e gêneros de seriados.
· Determinar o meio de comunicação usado para assistir às séries.
· Determinar por que comprar artigos de seriados.
· Determinar a fama da dublagem na população.
· Entender as influências exercidas pelos seriados.
· Determinar a preferência regional (nacional ou internacional).
Capítulo 2 - População e amostra
2.1 - População
· Centro da cidade de Bauru:
560.000 (quinhentos e sessenta mil) pessoas distintas que frequentam o centro da cidade.
· Alunos do Colégio Técnico Industrial - CTI/UNESP - Bauru-SP:
360 (trezentos e sessenta) pessoas, divididos em corpo discente (alunos) e corpo docente (professores, inspetores, diretores, secretários, assessores e funcionários).
2.2 - Amostra
· 50 frequentadores do centro da cidade de Bauru-SP.
· 150 discentes e docentes do Colégio Técnico Industrial - CTI/UNESP - Bauru-SP.
Cada aluno do grupo tratou de aplicar o questionário sobre 40 pessoas, 10 frequentadores do centro de Bauru-SP e 30 pessoas do Colégio Técnico Industrial.
Capítulo 3 - Questionário aplicado
Idade: __________ anos 1) Você assiste à seriados(Caso a resposta seja NÃO, o questionário será instantaneamente encerrado)? a) Sim. b) Não. 2) Você assiste à quantos seriados? a) 1, 2 b) 3, 4 c) 5 ou mais 3) Com que frequência você assiste? a) Todos os dias b) Quase sempre c) De vez em quando d) Quase nunca 4) Por que você assiste à seriados? a) Diversão b) Passar o tempo c) Por não haver nada melhor para assistir 5) Você acompanha o lançamento de episódios dos seriados? a) Sim b) De vez em quando c) Não 6) Você assiste seriados em desenho animado? a) Sim b) Não 7) Que estilo (gênero) você prefere (ação, comédia, drama)? a) Comédia b) Drama c) Ação d) Baseados na vida real e) Outros 8) Qual seu seriado favorito? a) Friends b) Two and a half man c) The big bang theory d) Grey’s Anatomy e) CSI f) Os Simpsons g) Outro 9) Onde você assiste aos seriados? a) Televisão b) Computador c) iPhone/iPad/Dispositivo móvel 10) (SE ASSISTIR PELA TV) Você assiste pela: a) TV Aberta b) TV por assinatura | 11) (SE ASSISTIR PELA TV POR ASSINATURA) Vale a pena pagar pela assinatura? a) Sim b) Não 12) (SE ASSISTIR PELA TV ABERTA) Por qual canal você assiste? a) SBT b) Bandeirantes c) Globo d) Record e) RedeTV f) Rede Gazeta g) Outro 13) Qual é a sua opinião sobre a dublagem? a) Excelente b) Boa c) Regular d) Ruim e) Péssima f) Não assisto à seriados dublados 14) Você acha que os seriados influenciam nas pessoas? a) Sim b) Não 15) Ao saber de uma estreia, na maioria dos casos, você: a) Assiste b) Pesquisa sobre, mas não chega a se interessar c) Ignora 16) Você assiste somente aos seriados antigos ou os mais novos? a) Somente antigos b) Somente novos c) Ambos 17) A classificação indicativa funciona bem? a) Sim b) Não 18) Você assiste aos seriados nacionais ou internacionais? a) Nacionais b) Internacionais c)Ambos 19) Você já comprou um produto ou marca só porque ele apareceu em um seriado? a) Sim b) Não 20) Você se sente influenciado pelos seriados? a) Sim b) Não |
Capítulo 4 - Fundamentação teórica
Um seriado televisivo costuma ser ficcional ou documental, possui um número preparado de episódios a cada temporada. Um episódio é uma parcela da série, um pedaço da história independente que usa dos protagonistas e antagonistas (atores) e centra em somente uma ação. Os episódios variam em tempo de duração e elementos de cena de série para série, mas não em uma única série (sempre tentando seguir o mesmo padrão). Por exemplo: Um episódio de “Two and a Half Man” sempre dura pela faixa de 30 minutos, enquanto um episódio de “CSI” dura sempre aproximadamente 1 hora.
O modelo padrão norte americano é de cerca de 22 episódios por temporada, com uma duração que costuma variar de 23 a 46 minutos cada, iniciam num mesmo período todo ano para grandes estreias. Se a temporada agrada o espectador e tem retorno de audiência para a emissora, é contratada uma nova temporada e são feitas pequenas alterações na trama a fim de melhorar a aceitação e manter o espectador interessado. Essas mudanças, contudo, nunca são profundas. Se uma temporada não agrada o espectador ou os donos da emissora, assim como a novela, a série é cancelada, muitas vezes sob os protestos dos fãs. Diferente do formato adotado pelas novelas brasileiras, em que terminada a exibição, não há renovação de temporada independente de seu sucesso, uma série pode durar muitos anos. Os personagens que participam de uma série são sempre muito bem definidos já no seu primeiro capítulo, para que a pessoa que assiste se afeiçoe por ele e queira acompanhá-lo.
Ultimamente, tem crescido o número de fãs por seriados, assim como os de filmes e de novelas. Há quem diga que os personagens que fazem parte dos seriados são como membros da família, porque ao decorrer dos episódios e temporadas a características de cada um são reforçadas nas mentes dos telespectadores. As séries mais populares são as norte-americanas, porque são quase as únicas a serem distribuídas pelo mundo, sendo dubladas (ou legendadas) em alguns países. Um dos problemas que afetam a produtividade dessas séries é a pirataria, porque alguns sites disponibilizam os downloads pouco tempo depois do lançamento oficial, às vezes até no dia seguinte, sendo legendadas conforme o tempo.
Muitas pessoas assistem os seriados por entretenimento, ou simplesmente por “não ter nada melhor que fazer”. Porém os seriados podem oferecer muito mais. Uma boa história, um bom enredo e demais fatores presentes nos seriados podem evocar diversas emoções ao telespectador, adicionar ao seu fator cultural e até de conhecimento.
Os seriados hoje podem ser assistidos em diversos dispositivos, sendo a TV e o computador os mais comuns, e o iPad, iPhone entre outros os mais caros, porém portáteis e mais rápidos para uso.
Capítulo 5 - Desenvolvimento
5.1 - Histograma: idade dos entrevistados
ROL (Versão tradicional):
7-11-12-13-13-13-13-13-13-14-14-14-14-14-14-14-14-14-14-14-14-14-14-14-14-14-14-14-14-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-15-16-16-16-16-16-16-16-16-16-16-16-16-17-17-17-17-17-17-17-18-18-18-18-19-19-19-20-20-21-21-21-21-21-21-22-22-22-22-22-22-23-24-25-25-25-26-27-27-27-27-27-27-27-28-28-29-29-30-30-30- 30-31-31-32-32-32-32-32-33-35-35-35-35-35-36-36-37-37-37-37-37-38-38-38-38-38-39-39-39-39-39-39-40-40-40-41-41-41-41-42-42-42-43-44-44-46-46-47-47-47-49-49-52-52-53-53-56-57-58-60-60-61-65-68-70-70-83-88.
ROL (Versão tabulada):
7 | 11 | 12 | 13 | 13 | 13 | 13 | 13 | 13 | 14 | 14 | 14 | 14 | 14 | 14 | 14 |
14 | 14 | 14 | 14 | 14 | 14 | 14 | 14 | 14 | 14 | 14 | 14 | 14 | 15 | 15 | 15 |
15 | 15 | 15 | 15 | 15 | 15 | 15 | 15 | 15 | 15 | 15 | 15 | 15 | 15 | 15 | 15 |
15 | 15 | 15 | 15 | 15 | 15 | 15 | 15 | 15 | 15 | 15 | 15 | 15 | 15 | 15 | 15 |
15 | 15 | 15 | 15 | 15 | 15 | 15 | 15 | 16 | 16 | 16 | 16 | 16 | 16 | 16 | 16 |
16 | 16 | 16 | 16 | 17 | 17 | 17 | 17 | 17 | 17 | 17 | 18 | 18 | 18 | 18 | 19 |
19 | 19 | 20 | 20 | 21 | 21 | 21 | 21 | 21 | 21 | 22 | 22 | 22 | 22 | 22 | 22 |
23 | 24 | 25 | 25 | 25 | 26 | 27 | 27 | 27 | 27 | 27 | 27 | 27 | 28 | 28 | 29 |
29 | 30 | 30 | 30 | 30 | 31 | 31 | 32 | 32 | 32 | 32 | 32 | 33 | 35 | 35 | 35 |
35 | 35 | 36 | 36 | 37 | 37 | 37 | 37 | 37 | 38 | 38 | 38 | 38 | 38 | 39 | 39 |
39 | 39 | 39 | 39 | 40 | 40 | 40 | 41 | 41 | 41 | 41 | 42 | 42 | 42 | 43 | 44 |
44 | 46 | 46 | 47 | 47 | 47 | 49 | 49 | 52 | 52 | 53 | 53 | 56 | 57 | 58 | 60 |
60 | 61 | 65 | 68 | 70 | 70 | 83 | 88 |
Idade | Fi | Fr | Fac | Far |
14 |-- 21 | 100 | 50,0% | 100 | 50,0% |
21 |-- 35 | 41 | 20,5% | 141 | 70,5% |
35 |-- 49 | 41 | 20,5% | 182 | 91,0% |
49 |-- 63 | 12 | 6,0% | 194 | 97,0% |
63 |-- 77 | 4 | 2,0% | 198 | 99,0% |
77 |-- 91 | 2 | 1,0% | 200 | 100,0% |
200 | 100,0% |
Amplitude | 81 | Comprimento de classe | 14 | |
7 | Nº de classes | 6 | ||
Maior Idade | 88 |
Média | 26,66 |
Mediana | 20,5 |
Desvio padrão | 15,12 |
Moda | 15 |
5.2 - Perguntas
5.2.1 - Pessoas que assistem aos seriados
Fi | Fri (%) | Fac | Far | |
Sim | 149 | 75% | 149 | 75% |
Não | 51 | 25% | 200 | 100% |
200 | 100% |
Comentários e explicação:
Neste tópico, nota-se a maioria esmagadora nas pessoas que assistem seriados sobre as pessoas que não assistem aos seriados, sendo quase 3 espectadores para cada 1 não espectador.
Este tópico corresponde a uma pergunta que também tem caráter decisivo no questionário. Responder "Não" na referida pergunta implica automaticamente na resposta "N/A" (Nenhuma das alternativas) nas questões que sucedem.
5.2.2 - Número de seriados assistidos
Fi | Fri (%) | Fac | Far | |
N/A | 51 | 25% | 51 | 25% |
1, 2 | 78 | 39% | 129 | 64% |
3, 4 | 42 | 21% | 171 | 85% |
5 ou mais | 29 | 14% | 200 | 100% |
200 | 100% |
Comentários e explicação:
Nota-se que a maioria do público só assiste de 1 a 4 seriados no mesmo período de tempo. Isso se deve ao envolvimento com a história proporcionada pelo seriado e também pela disponibilidade de tempo para acompanhar o seriado.
Percebe-se também que os jovens geralmente assistem mais seriados, logicamente porque possui maior tempo livre que os adultos. Esta relação foi observada no Colégio Técnico Industrial, de onde vêm a maioria das respostas "5 ou mais".
5.2.3 - Frequência do público (em tempo)
Fi | Fri (%) | Fac | Far | |
N/A | 51 | 25% | 51 | 25% |
Todo dia (dia) | 44 | 22% | 95 | 47% |
Quase sempre (semana) | 57 | 29% | 152 | 76% |
De vez em quando (mês) | 40 | 20% | 192 | 96% |
Quase nunca (ano) | 8 | 4% | 200 | 100% |
200 | 100% |
Comentários e explicação:
Complementação do tópico anterior, verificando o tempo de dedicação aos seriados.
5.2.4 - Motivos para assistir aos seriados
Fi | Fri (%) | Fac | Far | |
N/A | 51 | 25% | 51 | 25,00% |
Diversão | 84 | 42% | 135 | 67,00% |
Passar o tempo | 45 | 22% | 180 | 89,00% |
Por não haver nada melhor para assistir | 20 | 10% | 200 | 100,00% |
200 | 100% |
Comentários e explicação:
Tínhamos o objetivo de descobrir o que o telespectador espera encontrar ao assistir um seriado. Se era uma dedicação ao seriado, uma indiferença em relação a este entretenimento ou um simples assistir por assistir.
*Questão de múltipla escolha.
5.2.5 - Acompanhamento dos episódios dos seriados (você acompanha o lançamento de episódios dos seriados?)
Fi | Fri (%) | Fac | Far | |
N/A | 51 | 25% | 51 | 25% |
Sim | 45 | 23% | 96 | 48% |
De vez em quando | 47 | 23% | 143 | 71% |
Não | 57 | 29% | 200 | 100% |
200 | 100% |
Comentários e explicação:
O gráfico está bem equilibrado, o que realmente sabe tudo sobre a sua série responderá "Sim", já os menos interessados respondem "De vez em quando" e "Não". Isto acontece pois quem quer assistir tem que partir para a procura, já que a televisão geralmente omite os novos episódios e só os transmite mais tarde, em semanas ou meses de atraso.
5.2.6 - Pessoas que assistem desenhos animados
Fi | Fri (%) | Fac | Far | |
N/A | 51 | 25% | 51 | 25% |
Sim | 77 | 39% | 128 | 64% |
Não | 72 | 36% | 200 | 100% |
200 | 100% |
Comentários e explicação:
Verificamos o gosto pelos seriados produzidos em forma de animação. O que se procura nesse gênero é a comédia non-sense (sem noção, fazendo piadas sem sentido algum). As comédias americanas The family guy e The Simpsons representam bem o gênero e tem uma vasta coletânea de episódios.
O fator idade também contribuiu nesta pergunta, já que os mais jovens procuram por este gênero.
5.2.7 - Estilo (gênero) preferido
Fi | Fri (%) | Fac | Far | |
N/A | 51 | 19% | 51 | 19% |
Comédia | 100 | 38% | 151 | 57% |
Drama | 20 | 8% | 171 | 65% |
Ação | 41 | 16% | 212 | 81% |
Baseados na vida real | 28 | 11% | 240 | 92% |
Outros | 22 | 8% | 262 | 100% |
262 | 100% |
Comentários e explicação:
Averiguou-se qual seria o gênero favorito no espaço amostral. Como já previsto, a comédia leva vantagem neste quesito, posto que na maior parte das vezes os seriados são procurados com a intenção de entreter e divertir.
Comentou-se em outros: Terror e Reality Show.
*Questão de múltipla escolha.
5.2.8 - Seriado favorito
Fi | Fri (%) | Fac | Far | |
N/A | 51 | 17% | 51 | 17% |
Friends | 21 | 7% | 72 | 24% |
Two and a half man | 41 | 14% | 113 | 38% |
The big bang theory | 19 | 7% | 132 | 45% |
Grey's anatomy | 8 | 3% | 140 | 48% |
CSI | 54 | 18% | 194 | 66% |
Os Simpsons | 28 | 9% | 222 | 75% |
Outros | 75 | 25% | 297 | 100% |
297 | 100% |
Comentários e explicação:
Aprofundando-se no levantamento do perfil da amostra, determinou-se qual seria o seriado televisivo mais assistido e “querido” na população.
Complementando o item anterior, as séries cômicas, quando somadas, correspondem a 36% do total.
Comentou-se em outros: House M.D. e LOST.
*Questão de múltipla escolha.
5.2.9 - Meios de comunicação usados para assistir aos seriados
Fi | Fri (%) | Fac | Far | |
N/A | 51 | 23% | 51 | 23% |
Televisão | 131 | 59% | 182 | 82% |
Computador | 33 | 15% | 215 | 97% |
iPhone/iPad/Dispositivo móvel | 7 | 3% | 222 | 100% |
222 | 100% |
Comentários e explicação:
Abordaram-se os meios de comunicação usados para assistir aos seriados. Com suas principais vantagens e desvantagens em mãos, criamos o embasamento para levantar os dados na amostra.
Como esperado, a televisão ganha destaque com mais de 50% do uso na população. Os dispositivos móveis, menos populares e mais caros, ficam para trás por serem muito menos acessíveis para a população em geral.
*Questão de múltipla escolha.
5.2.10 - Se assistir pela TV, assiste através da:
Fi | Fri (%) | Fac | Far | |
N/A | 51 | 25% | 51 | 25% |
TV aberta | 55 | 28% | 106 | 53% |
TV por assinatura | 78 | 39% | 184 | 92% |
Não assiste pela TV | 16 | 8% | 200 | 100% |
200 | 100% |
Comentários e explicação:
Caso a resposta no tópico anterior a respeito do uso da televisão para assistir aos seriados fosse positiva, aprofundava-se no estudo da maneira de assistir, divididos em 2 (duas) categorias, TV por assinatura e TV aberta (gratuita).
Os que responderam negativamente ao tópico anterior se enquadram na categoria “Não assiste pela TV”.
5.2.11 - Se assiste pela TV por assinatura, o preço é considerado
Fi | Fri (%) | Fac | Far | |
N/A | 51 | 25% | 51 | 25% |
Ideal | 71 | 36% | 122 | 61% |
Foge das expectativas | 9 | 4% | 131 | 65% |
Não assiste pela TV por assinatura | 69 | 35% | 200 | 100% |
200 | 100% |
Comentários e explicação:
Tínhamos por objetivo perscrutar se o preço a pagar pela TV por assinatura era satisfatório. Observa-se que na maioria das vezes o preço é ideal, contra uma minoria que diz que o preço foge das suas expectativas. Os que responderam “TV aberta” no tópico anterior se enquadram na categoria “Não assiste pela TV por assinatura”.
5.2.12 - Se assiste pela TV aberta, assiste pelo canal
Fi | Fri (%) | Fac | Far | |
N/A | 51 | 25% | 51 | 25% |
SBT | 26 | 13% | 77 | 38% |
Globo | 12 | 6% | 89 | 44% |
Record | 12 | 6% | 101 | 50% |
Outro | 6 | 3% | 107 | 53% |
Não assisto pela TV aberta | 93 | 47% | 200 | 100% |
200 | 100% |
Comentários e explicação:
Procurou-se o canal de preferência (na TV aberta) para assistir aos seriados. Foi pedido ao entrevistado para responder apenas uma das alternativas. No caso, como já esperado, o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) se destaca por ser o maior precursor de seriados no Brasil. Os que responderam “TV por assinatura” no tópico 5.2.10 se enquadram na categoria “Não assiste pela TV aberta”.
5.2.13 - Opinião sobre a dublagem
Fi | Fri (%) | Fac | Far | |
N/A | 51 | 25% | 51 | 25% |
Excelente | 7 | 4% | 58 | 29% |
Boa | 50 | 25% | 108 | 54% |
Regular | 35 | 17% | 143 | 71% |
Ruim | 13 | 6% | 156 | 77% |
Péssima | 15 | 8% | 171 | 85% |
Não assisto à seriados dublados | 29 | 15% | 200 | 100% |
200 | 100% |
Comentários e explicação:
Dublar é passar um determinado seriado ou filme de uma língua para outra, mudar efeitos sonoros ou mudar digitalmente falas dos atores. Dublagem é basicamente a troca da faixa de áudio original pela faixa de áudio editada, com novas falas, falas traduzidas, efeitos sonoros novos e retoques digitais. No caso, nesta pesquisa, foi procurada a opinião geral sobre este trabalho/edição.
5.2.14 - Opinião sobre influências dos seriados (A)
Fi | Fri (%) | Fac | Far | |
N/A | 51 | 25% | 51 | 25% |
Influencia as pessoas | 94 | 47% | 145 | 72% |
Não influencia as pessoas | 55 | 28% | 200 | 100% |
200 | 100% |
Comentários e explicação:
Foram abordadas as áreas relacionadas à mentalidade dos entrevistados, as influências que os seriados, querendo ou não, nos trazem. Neste tópico, a opinião das pessoas sobre as influências na população em geral.
5.2.15 - Opinião sobre influências dos seriados (B)
Fi | Fri (%) | Fac | Far | |
N/A | 51 | 25% | 51 | 25% |
Sinto-me Influenciado | 40 | 20% | 91 | 45% |
Não sinto-me influenciado | 109 | 55% | 200 | 100% |
200 | 100% |
Comentários e explicação:
Complementando o tópico anterior, a opinião das pessoas sobre as influências exercidas nelas mesmas.
5.2.16 - Público em relação às épocas dos seriados
Fi | Fri (%) | Fac | Far | |
N/A | 51 | 25% | 51 | 25% |
Somente antigos | 14 | 7% | 65 | 32% |
Somente novos | 36 | 18% | 101 | 50% |
Ambos | 99 | 50% | 200 | 100% |
200 | 100% |
Comentários e Explicação:
Queríamos descobrir qual era o gosto em relação à época pelos seriados. Enquanto alguns gostam somente dos antigos por serem mais “bem feitos”, outros preferem a modernidade e a capacidade de identificação com o seriado que somente os novos proporcionam. Inesperadamente, metade da população prefere ambos, o que indica certa maleabilidade da população em se adequar aos temas e assuntos dos seriados, independentemente da época.
5.2.17 - Opinião sobre a classificação indicativa
Fi | Fri (%) | Fac | Far | |
N/A | 51 | 25% | 51 | 25% |
Funciona | 65 | 33% | 116 | 58% |
Não funciona | 84 | 42% | 200 | 100% |
200 | 100% |
Comentários e explicação:
Queríamos descobrir a opinião sobre a classificação indicativa na população, afinal, é o fator crucial para a exibição de seriados na TV aberta. A classificação indicativa é um sistema que divide em faixa de idade ideal dependendo do conteúdo do seriado: 18+, 16, 14, 12, 10 e L (Livre para todos os públicos). Trazendo isso para a realidade, um seriado “18+” não pode ser transmitido em uma faixa de horário em que a audiência é maior, visto que ela reduziria em fator de excluir as pessoas menores de dezoito anos da massa.
5.2.18 - Reação em relação a um novo seriado
Fi | Fri (%) | Fac | Far | |
N/A | 51 | 25% | 51 | 25% |
Assiste | 59 | 30% | 110 | 55% |
Pesquisa sobre, mas não chega a se interessar | 27 | 13% | 137 | 68% |
Ignora | 63 | 32% | 200 | 100% |
200 | 100% |
Comentários e explicação:
Averiguamos qual seria a reação do telespectador ao saber que havia um novo seriado disponível para ser assistido. Observa-se que existe um certo balanço entre assistir e ignorar o novo seriado, posto que as pessoas com pouca disponibilidade de tempo preferem continuar assistindo o que já estava a mais tempo do que arriscar com uma nova série, que por ventura pode vir a não a agradar. Por outro lado, deve-se levar em conta a capacidade da pessoa de tolerar mudanças.
5.2.19 - Público em relação à nacionalidade dos seriados
Fi | Fri (%) | Fac | Far | |
N/A | 51 | 25% | 51 | 25% |
Nacionais | 7 | 4% | 58 | 29% |
Internacionais | 102 | 51% | 160 | 80% |
Ambos | 40 | 20% | 200 | 100% |
200 | 100% |
Comentários e explicação:
Como pesquisamos o gosto em relação à época, decidimos analisar o gosto em relação à nacionalidade. Entre os seriados nacionais, podemos encontrar os transmitidos pela TV aberta, como Toma Lá Dá Cá, A Diarista, entre outros (Consultar Anexo C - parágrafos 4,5 e 6). Já no campo internacional, temos as mundialmente famosas, como Friends, Two and a Half Men e CSI: Crime Scene Investigation.
5.2.20 - Compra de bens em razão dos seriados
Fi | Fri (%) | Fac | Far | |
N/A | 51 | 25% | 51 | 25% |
Compra | 23 | 12% | 74 | 37% |
Não compra | 126 | 63% | 200 | 100% |
200 | 100% |
Comentários e explicação:
Por fim, decidimos pesquisar se a população compra produtos que aparecem em seriados (merchandising) ou até produtos temáticos dos seriados, como bonecos de ação, camisas, tênis, roupas parecidas com as dos protagonistas, entre outros. Ficamos surpresos ao ver que apenas 12% (literalmente, 24 pessoas entre 200) fazem uso destes produtos, visto que a influência causada pelo seriado levaria a esta prática. Concluímos que a população é menos manipulada do que parecia ser.
Capítulo 6 - Fórmulas da Estatística
Capítulo 7 - Considerações finais
O presente trabalho proporcionou ao grupo entendimento de que os seriados agradam a todos os públicos, especialmente os jovens.
As pesquisas realizadas revelam que os seriados, num cenário atual, ocupam proporções notáveis, pois metade dos entrevistados apresentou uma maior afinidade com eles. As pessoas ao fazerem a seleção de suas preferências e a frequência com que assistem aos seriados fazem com que elas adotem certos comportamentos, mudanças no vestuário, conceitos, etc. Demonstrando, dessa forma, o quanto um tipo de mídia pode exercer influência sobre as pessoas.
A análise final do grupo indica que os seriados são configurados de modo a manter o público fixo em sua rede, entretendo e preenchendo o tempo ocioso dos que optam por assisti-los.
Capítulo 8 - Bibliografia
MADDOX, F. Série de televisão. Verbete livre, edição em 13/jun. 2011. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rie_de_televis%C3%A3o>. Acesso em 21 jul. 2011.
NASCIMENTO, M. A influência dos seriados. Artigo Publicado em 21/jun. 2010. Disponível em: <http://osinformantes.wordpress.com/2010/06/21/a-influencia-dos-seriados>. Acesso em 24 jul. 2011.
Existem os fãs de filme, os de novela, e, crescendo consideravelmente nos últimos anos, os de seriados. As séries, principalmente as americanas, conquistaram a preferência do público que gosta de boas histórias, mas não tem disponibilidade para acompanhar novos capítulos diariamente. Com um episódio inédito por semana e temporadas que duram por volta de seis meses, os seriados caíram no gosto de pessoas em todo o mundo e a influência que exercem sobre elas é inegável.
Anexo C - O que é uma série?
Anexo B - A influência dos seriados
Lucrativa também pode ser uma palavra que define bem essa influência. Os figurinos da série “Sex and the City” fizeram enorme sucesso e se destacaram, talvez até mais, do que as confusões amorosas das quatro amigas de Nova York. Outra série que embarca na mesma onda é “Gossip Girl”, que lança tendências a cada episódio. Os estilistas e as lojas ficam de olho na moda que as séries ditam, pois sabem que os espectadores vão querer consumir o estilo visto na tela rapidamente.
É fato que o sucesso dos seriados levanta uma discussão polêmica: a pirataria. Logo após um episódio ser exibido na TV americana, ele já está disponível na internet para download. Com sites especializados em produzir legendas (muitas vezes, com erros gritantes), é possível acompanhar o seu seriado preferido ao mesmo tempo em que ele é oficialmente exibido. Para tentar diminuir os downloads, os canais de TV a cabo brasileiros já estão tentando exibir os seriados com apenas uma semana de diferença.
Os espectadores fiéis das séries se apegam aos personagens como se fossem parte da família e quando o seriado chega a sua temporada final, a ausência dos capítulos semanais é sentida. Um dos seriados mais famosos foi “Friends”, que depois de dez temporadas chegou ao fim deixando uma legião de fãs saudosos. Outro caso recente foi “Lost”, que trouxe uma novidade, a interação dos espectadores através da internet, com a criação de inúmeros blogs e sites para discutir os mistérios da ilha.
E para quem quer matar um pouco da saudade, um seriado de sucesso ganhou versões para o cinema. “Sex and the City” teve seu primeiro filme lançado em 2008, e agora, volta às telonas com a segunda aventura das amigas.
Anexo C - O que é uma série?
Uma série de televisão pode ser ficcional ou documental, possui um número pré estabelecido de episódios por temporada. O modelo padrão norte americano é de cerca de 13 capítulos por temporada, com duração média de 23 minutos cada que iniciam num mesmo período todo ano: o outono (primavera, no hemisfério Sul) para grandes estréias, e o midseason, para estréias menores. Se a temporada agrada o espectador e trás retorno de audiência para a emissora, é contratada uma nova temporada e são feitas pequenas alterações na trama a fim de melhorar a aceitação e manter o espectador interessado. Essas mudanças, contudo, nunca são profundas. Se uma temporada não agrada o espectador ou os donos da emissora, assim como a novela, a série é cancelada, muitas vezes sob os protestos dos fãs. Diferente do formato adotado pelas novelas brasileiras, em que terminada a exibição, não há renovação de temporada independente de seu sucesso, uma série pode durar muitos anos, com casos como o de Malhação ou ER (também conhecida como Plantão Médico), finalizada em abril de 2009 que esteve por quinze anos no ar com um total de 331 capítulos, Law & Order (Lei & Ordem), no ar desde 1990, que de tanto sucesso gerou três outras séries: Law & Order: Special Victims Unit, Law & Order: Criminal Intent e Law & Order: Trial by Jury.
Os personagens de uma série são sempre muito bem definidos desde seu primeiro capítulo, para que o espectador crie empatia por ele e queira acompanhar sua trajetória.
No Brasil, as séries foram amplamente produzidas desde a criação da TV, até 1963, quando as telenovelas passaram a ser diárias. Exemplos dessa fase são: Alô, Doçura, com Eva Wilma e John Herbert, maior êxito desta fase, inspirado no americano I Love Lucy. Outros sucessos da época são Vigilante Rodoviário na Tupi e Capitão 7 na Record.
Apesar de a Rede Globo produzir seriados como A Grande Família, Ciranda, cirandinha e o Caso Especial, uma espécie de teleteatro, as séries só ganhariam força com a extinção da "novela das 22h", onde, depois da re-exibição de Gabriela, o horário foi ocupado por séries como Malu Mulher, Carga Pesada e Plantão de Polícia. Depois desta fase, mais e mais seriados foram produzidos, e outras emissoras também aderiram.
Outras séries brasileiras de sucesso foram Armação Ilimitada, Sai de Baixo, Os Normais, Sob Nova Direção, Toma Lá Dá Cá, A Diarista, e a nova versão de A Grande Família. Na Rede Record, a série mais destacada é A lei e o Crime.